segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Circuitos Combinatórios Simples CUPL Utilizando GAL

Neste exemplo vamos assumir que pretendíamos implementar uma
função lógica de 3 variáveis com a seguinte equação:
Z
= ABC + AC + BC
Seguindo a metodologia apresentada anteriormente no primeiro
passo vamos descrever textualmente esta equação num ficheiro com
extensão
pld.

Circuito Sequencial Em CUPL Utilizando GAL ou PAL

Circuito sequencial
Neste exemplo pretende-se implementar uma máquina de estados
que activa a saída Z quando reconhece (na entrada X) a sequência
binária …01… Após a realização do projecto chegamos às seguintes
equações:

Programa Compilado Pelo CUPL

Antes de iniciar a compilação da descrição, vamos escolher algumas opções de compilação,
nomeadamente:
-
ficheiro .doc com a apresentação das equações e o ficheiro .lst com os possíveis erros de
compilação;
Ficheiros de saída: escolhemos a criação do ficheiro JEDEC, para programação da PAL®, do
-
quanto à sua implementação no dispositivo programável. Como tal, escolhemos o método
Minimização: uma vez que o circuito é de complexidade reduzida não irá criar problemasquick;
-
aplicamos nenhuma optimização.
Neste ponto, procedeu-se à compilação da descrição que gera os ficheiros escolhidos nas opções
de compilação.
Optimização: pelas mesmas razões, e tendo em conta o tipo de dispositivo lógico alvo, não

Estrutura De Um Programa Em CUPL

Cabeçalho:
Nesta parte podem ser usados os comandos da Tabela 1 abaixo, que são definidos pela palavra-chave no inicio da linha. Na verdade, não é necessário que estes comandos apareçam numa ordem determinada ou no inicio do arquivo, embora isto seja recomendável.

Exemplo:
Somador ;00 ;16/01/07 ;01 ;Engineer ;CCISEL ;None ;;virtual ;
Name

PartNo

Date

Revision

Designer

Company

Assembly

Location

Device

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Descrição Do CUPL

CUPL (Programmable Logic Description Language) é um compilador que converte equações de lógica em um mapa Fuse (JEDEC) para o programador PLD. Os pinos podem ser nomeados, equações lógicas são simplificados, mapas de Karnaugh podem ser empregadas técnicas e máquina de estado pode ser usado. A versão completa do CUPL língua Programmble lógica de descrição tem ferramentas de simulação para testar as equações, a sintaxe para máquinas de estado e suporte para CPLD.
JEDEC - associação da tecnologia do estado, sabido anteriormente como Joint Electron Device Engineering Council (JEDEC), é o corpo de estandardização da engenharia do semicondutor do Alliance electrónico das indústrias (EIA), associação comercial que representa todas as áreas de electrónica indústria.
Muitos dispositivos programáveis PAL,aceitam na entrada um formato de ficheiro comum, normalmente conhecido por "ficheiro JEDEC". Para assistir na criação desde ficheiros,foram criados programas de computador, especiais, chamados compiladores lógicos, Estes são análogos aos computadores de Software. as linguaguens utilizadas como código fonte para compiladores lógicos, são chamados linguagens de descrição de hardware ou HDLs.
PALASM e ABEL são muito usados para componentes pouco complexos enquanto verilog e VHDL são linguagens populares para PLDs mais complexos.
Sendo mais limitado o ABEL é ainda usado por razões históricas, mas para novos projetos, mesmo de baixa complexidade, a VHDL é mais popular.
 
VHDL é usado geralmente como uma língua da projet-entrada para disposições de porta field-programmable e application-specific integrado - circuitos em automatização de projeto eletrônica de circuitos digitais.
Desenvolvido originalmente no behest do E.U. Departamento de defesa a fim documentar o comportamento do ASICs as companhias desse fornecedor estavam incluindo no equipamento.
Aquele é dizer, VHDL foi tornado como uma alternativa aos manuais enormes, complexos que eram sujeitos aos detalhes execução-específicos.

Função Da Linguaguem ABEL

ABEL inclui formatos simultâneos da lógica da tabela da equação e de verdade as well as um formato seqüencial da descrição da máquina do estado.
Um preprocessor com a sintaxe baseada frouxamente em Macro-11 do DEC é incluído também.
Além a ser usado para descrições da lógica, ABEL pode também ser usado descrever os vectores do teste (testes padrões das entradas e de saídas previstas) que podem downloaded a um programador do dispositivo de ferragem junto com os dados de programação compilados e fund-traçados de PLD.

Definição De PALASM

PALASM (do “ajuntador PAL”) a língua foi usada expressar equações booleanas para os pinos das saídas em uma lima de texto que fosse convertida então do “à lima do mapa fusível” para o sistema de programação usando um programa vendedor-fornecido.
Seguidamente a opção da tradução dos diagramas esquemáticos tornou-se comum, e mais tarde ainda, do “os mapas fusível” poderiam “synthesized” do HDL (língua de descrição da ferragem,) como Verilog.
O compilador de PALASM foi escrito pelo MMI em FORTRAN IV em IBM 370/168. O MMI fêz o código de fonte disponível aos usuários em nenhum custo.
Por 1983, os clientes do MMI funcionaram versões no DEC PDP-11, Dados - NOVA geral, Hewlett-Packard HP2100, MDS800 e outro.

Programação e Diagrama De Um PLD (Dispositivo Lógico Programável)

Um PLD é uma combinação de dispositivos lógicos e de memória.
A memória é usada para guardar o padrão que é dado ao chip durante a programação.
Muitos dos métodos para armazenar dados no circuito integrado foram adpatados para serem usados em PLDs. Isto Inclui:
  • Anti-fusiveis Silicio
  • SRAM
  • Calulas EPROM, EEPROM
  • Memória Flash

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Linguaguens de Programação

Muitos dispositivos programáveis PAL,aceitam na entrada um formato de ficheiro comum, normalmente conhecido por "ficheiro JEDEC".
Para assistir na criação desde ficheiros,foram criados programas de computador, especiais, chamados compiladores lógicos.
Estes são análogos aos computadores de Software.
As linguaguens utilizadas como código fonte para compiladores lógicos, são chamados linguagens de descrição de hardware ou HDLs.
PALASM e ABEL são muito usados para componentes pouco complexos enquanto verilog e VHDL são linguagens populares para PLDs mais complexos.
Sendo mais limitado o ABEL é ainda usado por razões históricas, mas para novos projectos, mesmo de baixa complexidade, a VHDL é mais popular.

Classificação e Estrutura Interna Dos Principais Tipos de Circuitos De Lógica Programável

A programação do microprocessador é feita em assembly e esta não é igual à do CPLD, no CPLD podes programar em ABEL ou mesmo desenhando o esquema do circuito que poderias ter montado em hardware, a diferenca reside no facto de que no CPLD programas directamente na logica combinacional existente em componentes AND NAND OR XOR NOR NOT ... e para a sequencial flip-flops.
Enquanto no microprocessador tu tens um instruction set que se resume as instrucões que tu podes usar no microprocessador, cada tipo de microprocessador de vários fabricantes (PHILLIPS, MOTOROLA, etc) tem certas alteracões nos seus instruction set (mais ou menos instrucões, inclusive diferentes).

Vantagens Da Lógica Programável Sobre a Tradicional

O facto de poder fazer uma logica de um circuito bastante complexo, simplesmente programando um microprocessador é perfeita.
-O facto de que consegues reduzir um circuito de grandes dimensoes para o tamanho de um simples micro;
-Estabilidade do circuito;
-Tem-se muita mais estabilidade num circuito se este for programado num micro, do que ser montado tudo em hardware.

Definição e Descrição De Uma GAL

Este componente tem as mesmas propriedades lógicas das PAL mas podem ser apagadas e reprogramadas. A GAL é muito útil no estágio de prototipagem de um projecto, quando alguns erros logicos podem ser corridos pela reprogramação.
As GAL programadas e reprogramadas usando um programador PAL ou usando uma técnica de um circuito enbuntido em algums chips.
Um componente similantes PEEL(programmable electrically erasable logic) foi produzido pela ICT(International CMOS Technology).

Definição e Descrição De Uma PAL

Ficheiro:MMI PAL 16R6.jpgProgrammable Array Logic (PAL) é usada para descrever uma família de dispositivos lógicos programáveis semicondutores usada para implementar funções lógicas em circuitos elétricos, criada pela Monolithic Memories, em meados de 1978.
Dispositivos PAL consistiam de um pequeno núcleo PROM e lógicas de saída adicionais usadas para implementar determinadas funções lógicas com poucos componentes.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Definição e Descrição De Uma PROM

Uma PROM (programmable read-only memory) é uma memória programável só de leitura, pode ser programada só uma vez depois do fabrico, a programação é feita pela aplicação de pulsos de alta voltagem, que não são encontrados durante a operação normal (tipicamente, de 12 a 21 volts). Esta PROM é usada para armazenar permanentemente os programas como jogos.